quinta-feira, 19 de março de 2009

Curiosidade: Hera

A hera é uma trepadeira que pode chegar a 50 m de comprimento, de folha persistente e os seus frutos são umas bagas de cor negra. As suas folhas podem durar 2 a 3 anos na planta.
Podendo durar 300 a 400 anos é um símbolo de longevidade, sendo-lhe igualmente atribuído o símbolo da protecção, isto porque a hera escondia os duendes na sua profusa folhagem, protegia as casas dos espíritos malignos…

Por muito tempo a hera era associada a tavernas e bebidas tóxicas, pois os celtas faziam um vinho de hera como bebida xamânica para inspirar visões e sonhos. Suas folhas contém uma substância chamada heredina, a transgênia natural dessa substância tornou-se alterada e altamente venenosa.

A hera tem forte ligações com o princípio feminino e suas folhas de cinco lobos, representam os cinco aspectos da mulher. Seu padrão de crescimento espiralado é simbólico da espiral da vida.


HERA
Nome Científico: Glechoma hederacea; Hedera spp; Hedera helix L.
Família: Labiatae (Lamiaceae); Araliaceae.
Outros Nomes: "Erva São João"; Hera Européia, Coroa da Terra. Hera Terrestre.
Características: arbusto tipo trepadeira ou rasteira, com folhas verde-escuras brilhantes. Muito usada como planta ornamental, possui frutos tóxicos. Planta trepadeira da família das Araliáceas com duas variedades: Hedera Helix e Hedera helix vulgaris variegata (esta conhecida como hera-malhada). Do latim hedera.
Habitat: proveniente da Europa, Norte da África, Ásia e Ilhas Canárias; desenvolve-se melhor em lugares úmidos e com pouco sol.

PROPRIEDADES MEDICINAIS
Propriedades químicas: saponinas (hederina, hederosaponina, hederagenina, hederacosídeo), flavonóides (rutina e quercentina), ácidos clorogênico, terpênico, iodo e princípio amargo (glechomina).
Partes usadas: folhas.
Expectorante, tosses, bronquites, úlceras varicosas, excitação nervosa, hemicrania, menstruação difícil, emenagoga, asma, furúnculos, hidropisia, hipertensão, gota, antiulcerativa, cicatrizante, analgésica, vasodilatadora, cicatrizante anti-inflamatória e celulite.
Suas folhas apresentam substâncias antiinflamatórias e podem ser aplicadas como cataplasma em queimaduras de sol e feridas. É indicada para casos de nefrite, nevralgia, bronquite, edema, menstruação difícil, reumatismo, tosse e, aplicada na forma de chá, escurece os cabelos brancos. Suas propriedades adstringentes foram utilizadas para reduzir sinusite, bronquite, febre do feno e renite alérgica.
Seu componente (hederosaponina) permite ação contra fungos, hipofunção da glândula tireóide (redução de glicose e triglicérides), problemas pulmonares e afecções reumáticas, bem como ativar a vesícula biliar. Nos casos de nevralgias, há redução da sensibilidade dos nervos periféricos, amenizando a dor, devido à ação da saponina.
Esta planta é empregada em uso externo e interno para estimular o metabolismo geral, principalmente na primavera; na fraqueza da bexiga, nas obstruções do fígado e do baço, na debilidade do trato digestivo, na insuficiência da gênese do sangue, nas perturbações de origem tuberculosa dos órgãos respiratórios, na asma bronquial, na escrofulose, nos cálculos ena icterícia; tais ações se aproximam às das Labiadas.

Fontes: http://ensaiosbotanicos.blogspot.com/2006_12_01_archive.html
http://www.phitoherb.com/PhitoHerb/article.asp?id=377

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu qeria encontrar-vos, e fui a sintra ontem ao solar das escadinhas mas nao encontrei nada, o qe poderei fazer para tal ?
beijinhos mágicos
fadinha maggie *** plim *** 3õs

omvni disse...

Olá fadinha :)
Podes contactar-nos pelo telefone ou email. Os email está acima e encontras o o num. telef. no site.
Para nos encontrares com a loja, o mais fácil é inscreveres-te na nossa MaillingList (no site), que todos os meses enviamos informação acerca dos eventos em que participamos. Está prestes a sair a newsletter de Abril.
Até já! :)
Magda